Blog
04/03/2024
O que fazer em Porto de Galinhas:
Praia de Porto de Galinhas e piscinas naturais
Essa é a principal praia da região, tem bastante comércio e boa estrutura. A praia da vila tem um mar super calminho durante a maré baixa e é dela que saem as jangadas para fazer o passeio até as piscinas naturais. Nessa praia existem várias barracas e restaurantes que oferecem guarda-sóis e cadeiras, além de petiscos e bebidas. A praia em si é bem gostosa e super bonita, mas por ser mais popular geralmente está mais cheia.
Na Praia de Porto de Galinhas você pode contratar o passeio para as piscinas naturais. Esse é o passeio mais tradicional oferecido em Porto de Galinhas e que vale muito a pena fazer. Consiste em realizar um pequeno trajeto de jangada para visitar as piscinas naturais que se formam no período de maré baixa. Eles são organizados pela Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas e realizados sempre no período de maré baixa. Aproveite também para tirar sua foto no letreiro de Porto de Galinhas. Cada barco comporta 6 passageiros e o passeio dura cerca de 45 minutos.
Buggy Ponta a Ponta
Outro passeio bem popular para quem visita Porto de Galinhas é o passeio de buggy, que leva às principais praias da região em um mesmo dia, fazendo algumas paradas para mergulho. O trajeto pode variar de acordo com o que é combinado diretamente com o bugueiro, sendo a opção mais popular o “passeio de ponta a ponta”, em que se visita da Praia de Muro Alto a Maracaípe, que estão localizadas nos extremos de Porto de Galinhas. Além de poder tirar várias fotos lindíssimas pelo caminho, o passeio conta com paradas para banho. A duração vai de 3 a 6 horas.
Em Maracaípe, antes de chegar ao pontal, há uma parada, para fotos em meio aos coqueirais da região. O ritual é o seguinte: comprando uma água de coco, ganha-se uma foto área tirada por uma pessoa que fica pendura no coqueiro.
Muro Alto
Essa é uma praia de Porto de Galinhas que fica um pouco mais afastada da vila e leva esse nome por causa das falésias de 3m de altura que formam um paredão ao longe de sua extensão. São cerca de 3km de praia com um enorme arrecife que forma piscinas naturais de águas calmas e transparentes. Na praia, é possível alugar caiaques, bikes aquáticas ou pranchas de SUP. Com os caiaques, você pode chegar nos recifes e subir para tirar algumas fotos e contemplar as formações.
Cupe
Com uma ótima estrutura turística, possui boas opções de restaurantes, bares, quiosques na praia e, principalmente, hospedagens de todos os tipos. A melhor área dessa praia é o chamado Pontal do Cupe, onde formam-se piscinas naturais e que ficam com água tranquila. O Pontal do Cupe é apenas a ponta norte da praia, e merece ter um nome só seu por contar com a proteção de recifes que tornam o banho seguro em qualquer maré.
Há dois bares construídos sobre o barranco, que também atendem na areia. O Bar da Praia Pontal do Cupe foi o pioneiro, e costuma estar mais cheio, o Pirajuba é mais recente e dispõe suas mesas num gramado. Normalmente é o menos lotado da praia. Na areia também funcionam barraquinhas.
Merepe
O pequeno trecho ao Norte da vila é conhecido por esse nome. Ali fica a transição entre a praia do Cupe e a praia da vila de Porto de Galinhas. Na região algumas pessoas aproveitam para praticam surf.
Praia de Maracaípe e Pontal de Maracaípe
Ao Sul da vila de Porto de Galinhas fica a praia de Maracaípe, com muitos coqueiros e um trecho longo de areia. O mar nessa região é aberto, tem ondas e é onde os surfistas gostam de frequentar.
No fim da praia de Maracaípe fica o Pontal de Maracaípe, uma área em que ocorre o encontro do rio com o mar e que é onde você pode apreciar uma água bem tranquila. O pôr do sol por lá é maravilhoso e ao conhecer a região você pode contratar o passeio de jangada para ver cavalos-marinhos! De fácil acesso e uma infra-estrutura que inclui bares, restaurantes, pousadas, entre outros, esta praia tem águas calmas e calmas.
E depois começa a vila de Maracaípe, com restaurantes, pousadas e estrutura independente e muito mais despojada do que no centro de Porto de Galinhas. Dois lugares imperdíveis são o João Restaurante e o Restaurante Vila Santa.
Passeio de jangada no Pontal de Maracaípe
No Pontal de Maracaípe, há uma área de mangue, uma área de flora e fauna bem peculiar. Um passeio simples, mas superlegal oferecido na região é o passeio de jangada no Pontal de Maracaípe, em que se pode observar cavalos-marinhos e siris! O passeio de jangada fica ainda melhor se feito no fim de tarde, quando o visual na região fica ainda mais bonito ao pôr-do-sol! Essa região é linda e pouco explorada por muitos turistas, vale a pena conhecê-la!
Outro passeio de jangada, mas agora percorrendo o rio Maracaípe, e igualmente fantástico. O passeio dura de 45 minutos a uma hora.
Serrambi
Serrambi é uma praia a cerca de 18 km da Vila de Porto de Galinhas e um lugar de águas cristalinas e bem calminhas. A Ponta de Serrambi tem um desenho delicado, água azul-clarinha e excelentes condições de banho em qualquer maré (na maré baixa, as piscinas naturais se formam rente à beira). Não há, contudo, bares de praia; só mesmo ambulantes. Ao mesmo tempo que tem águas claras muito procuradas por mergulhadores (onde são realizados mergulhos mais profundos, onde encontram-se embarcações naufragadas), também é propícia ao surf, pois a 100 metros existe uma grande formação de corais, onde batem ondas boas para a prática do esporte.
Passeio à Praia dos Carneiros
A Praia dos Carneiros fica no município de Tamandaré, a 60 km de Porto de Galinhas e é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. A praia é incrível, com uma bela faixa de coqueiros, a famosa Igrejinha da Praia dos Carneiros e alguns restaurantes que oferecem boa estrutura de praia aos visitantes.
Essa praia tem um extenso coqueiral, tem piscinas naturais formadas no período de maré baixa além da opção de fazer um trajeto de barco pelas redondezas pelo mangue, a Praia dos Carneiros impressiona até os mais exigentes. Mas seu cartão postal é a charmosa Capela de São Benedito, construída no século XVIII de frente para o mar, onde todo mundo quer tirar foto.
Passeio a Maragogi
Maragogi é localizado a cerca de 85 km de Porto de Galinhas. Conhecido como o “Caribe Brasileiro”, Maragogi possui 22 km de litoral com praias de todos os tipos, mas todas com paisagens paradisíacas, águas cristalinas e clima perfeito para relaxar.
Centro de Porto de Galinhas
O centro de Porto de Galinhas tem tudo o que você pode esperar do centro de uma cidade praiana, como variedade de restaurantes, bares, lojas, acomodações e boa infraestrutura. Se você quer curtir a agitação da cidade, aproveite para conhecer o centrinho no início da noite, quando as ruas ficam mais movimentadas.
Também vale a pena conhecer a feira de artesanato da região e se a fome bater durante o passeio, não deixe de provar as delícias do Beijupirá, especializado em frutos do mar e com uma arquitetura muito charmosa.
O mais legal do centrinho de Porto de Galinhas é se deparar com a grande quantidade de galinhas espalhadas por todo lugar, tanto na rua quanto como souvenir nas lojas. É lá onde se concentra todo o comércio local, dentre lojas, bares e restaurantes, que ficam abertos até tarde. Você pode caminhar sem pressa pelo calçadão, observar as vitrines das lojas e bisbilhotar as feirinhas de artesanato. Além disso, existem vários lugares legais onde comer em Porto de Galinhas. Tem opções para todos os gostos e bolsos. Lá você encontra de tudo: massa, pizza, crepe, pastel, hambúrguer, comida japonesa, sorvete, etc.
Se preferir uma noite agitada, tem opções de bar com música ao vivo e casas noturnas, como o Giroskka Bar, o forró no Lua Morena e a Biroska da Cachaça.
Projeto Hippocampus e ONG Ecoassociados
Quem gosta de conhecer um pouco mais a respeito dos trabalhos de preservação e conscientização ecológica tem muitas opções do que fazer em Porto de Galinhas. A começar pelo Projeto Hippocampus (nome cientifico do cavalo-marinho), cuja visita à sua sede tem muito a ensinar sobre os cuidados com o cavalo-marinho na costa brasileira.
O lugar é um museu de ciências que tem informações precisas e que são instruídas de maneira leve sobre essa espécie marinha. Um passeio para pessoas de todas as idades, e que fica localizado bem próximo ao centro da vila. Com uma proposta sustentável, o Projeto trabalha para a conservação de espécies de cavalos-marinhos, mas também possui aquários com peixes e outros animais marinhos.
A ONG EcoAssociados luta pela preservação das tartarugas marinhas e outras causas, como a preservação dos Baobás e dos recifes. Com o crescimento da vila, a expansão imobiliária, o aumento fluxo de turistas e o uso constante das praias, a reprodução das tartarugas marinhas da região ficou ameaçada. A organização, então, faz um trabalho de identificação dos ninhos, com cercas e com o acompanhamento até a época do nascimento. Eles monitoram a ida das tartaruguinhas ao mar, garantindo, assim, que elas possam ter uma chance maior de gerar seus descendentes. Você pode até acompanhar a desova ou o nascimento das tartarugas marinhas, mas depende da época e, claro, com o acompanhamento dos técnicos da ONG.
Farol Porto de Galinhas
O Farol Porto de Galinhas é uma atração imperdível para conferir uma linda vista panorâmica e que rende fotos incríveis da praia. Apesar do nome, a estrutura de 14 metros de altura é, na verdade, um mirante construído para atrair visitantes que querem ver a praia de outro ângulo. Para enriquecer a sua experiência, você pode ainda saborear uma refeição ali mesmo no Farol Bistrô. É cobrada uma taxa de acesso, e há elevadores para subir ao mirante. Na parte de baixo do farol, há uma praça decorada com algumas obras de arte. Durante a noite, o lugar é bastante iluminado, encantando quem passa pela região.
Ilha de Santo Aleixo
A Ilha de Santo Aleixo é um verdadeiro refúgio nas proximidades de Porto de Galinhas. O destino fica a 10 minutos de lancha, saindo da Barra de Sirinhaém. Chegando lá, você pode fazer trilhas ou relaxar na praia admirando a linda paisagem. A ilha tem um limite de 80 visitantes por dia, então é bom programar o passeio com antecedência.
Ocupada por navegadores espanhóis em 1527, possui um clima tranquilo, com águas transparentes ao seu redor e que formam piscinas naturais mornas. Sua extensão possui aproximadamente 30 hectares, com a superfície formada sobre rochas vulcânicas. Como faz parte de uma propriedade particular aberta à visitação, não oferece hospedagens no local, mas conta com bons quiosques e barracas na praia, além de mirantes para fotos lindíssimas. Além disso, a praia é de areia branca e mar de águas transparentes, logo, ideal para fazer um mergulho com snorkel.
Voo de Paramotor
Essa é uma experiência que pode ser combinada com o passeio de buggy. A saída dos voos ocorre na Praia de Maracaípe.A atividade depende das condições de vento no dia, mas reserve com antecedência. O voo dura apenas 20 minutos e além de sobrevoar Maracaípe, também voa sobre as piscinas naturais de Porto de Galinhas.
Praias de Cabo de Santo Agostinho e Praia de Calhetas
A tirolesa e a Praia de Calhetas são as principais atrações do passeio até Cabo de Santo Agostinho. A praia de Calhetas é localizada a cerca de 36 km de Porto de Galinhas. É uma praia pequena e linda, com formações rochosas ao seu redor e também restaurantes que oferecem um lindo visual. Se você tiver muitos dias disponíveis em seu roteiro, pode utilizar um deles para visitar essa praia. O passeio pode ser feito com agências ou por conta própria. Calhetas pode ser visitada com qualquer maré. Bugueiros locais oferecerão passeios pela península do Cabo de Santo Agostinho, incluindo parada para banho de lama. Embora pequena e com areia concorrida, a Praia da Calhetas é bonita e de fato merece a visita. Talvez, mais impressionante do que a praia propriamente dita, é a vista do mirante durante o caminho.
Mergulho com cilindro
Para quem nunca mergulhou com cilindro saiba que dá para ter essa experiência em Porto de Galinhas. Os mergulhos acontecem a pouco mais de 200 metros da costa, quando a maré está baixa, e a profundidade varia de quatro a seis metros. Antes do mergulho em alta profundidade, que costuma durar 30 minutos, os viajantes passam cerca de 20 minutos em adaptação em um local mais raso.
Praia de Camboa
Se você quiser ainda mais tranquilidade para os passeios em Porto de Galinhas, a Praia de Camboa é o lugar ideal. A cerca de 12 km do centro, é totalmente deserta. Com coqueiros e uma pequena faixa de areia, mantém o perfil de águas cristalinas e calmas. Porém, não se esqueça de ir preparado, pois o local não possui estrutura nenhuma.
Praia de Toquinho
Praia de acesso um pouco difícil, por meio de uma estrada de terra a partir de Serrambi. Paraíso escondido de areias finas e ondas fortes (ao lado do oceano) ou águas calmas (ao lado do Rio Sirinhaem). Também tem uma barreira de recifes e um coqueiral.
Onde comer: melhores restaurantes em Porto de Galinhas
Domingos – $$$ | de conceito mais sofisticado, possui um ambiente aconchegante. Elogiado por seu cardápio de frutos do mar e drinks, é uma ótima escolha para jantar.
Barcaxeira – $$$ | pertinho da praia principal, é um dos melhores restaurantes para comer frutos do mar. Pode ser uma opção para almoçar e jantar, com serviço de bar e música ao vivo.
Munganga Bistrô – $$| com vista para o mar, a 100 m da praia, possui um cardápio de culinária mediterrânea, com ótima preparações de frutos do mar. É um dos mais elogiados do destino!
Restaurante Maracajú – $$ | com um cardápio super variado, fica um pouco mais distante do centro. Aberto para brunch, almoço e jantar, possui um bom espaço para ir com crianças.
Café da Moeda – $ | no calçadão da praia, é uma parada perfeita para tomar um café durante a tarde. De ótimo atendimento e decoração charmosa, possui opções para todos os gostos.
Farofa Fina – $ | servindo almoço e jantar, é uma boa opção para comer bem pagando pouco. Com uma ótima localização no centro, possui pratos e sobremesas da cozinha regional.