Blog

19/03/2024

O que fazer em Aracaju?

O que fazer em Aracaju?

Se você não sabe o que fazer em Aracajú, não se preocupe, pois terá muitas opções! Para você que curte o clima praiano, a cidade oferece uma diversidade de maravilhosas praias para conhecer e se encantar!

Para você que gosta mais de história e curte passeios mais culturais, Aracajú oferece museus e centros culturais para mergulhar na história da cidade. Conheça nossa lista dos melhores pontos turísticos para conhecer em Aracajú!

Praia do Saco
A praia do saco é uma das praias mais visitadas pelos turistas que vão ao Sergipe. O local é muito tranquilo, ideal para um passeio, e ainda conta com vários restaurantes que servem bebidas e alguns petiscos. Essa praia é muito conhecida pela cor de sua água, que é muito azul, e sua areia bem fininha e ela fica a 78 km de Aracajú.
Uma das principais atrações da Praia do Saco, é o passeio de buggy. Com ele, você pode conhecer as famosas dunas e ainda conhecer uma lagoa que só tem acesso com o buggy, assim como as dunas.

Barra dos Coqueiros
Barra dos Coqueiros, antigamente conhecida como Ilha de Santa Luzia, é lugar conhecido pelos seus coqueirais que estão distribuídos por todos os lugares.
As praias de Barra são muito procuradas por pescadores, que conseguem pescar vários tipos de peixes. Pessoas que procuram surfar ou outros esportes radicais na água, também buscam pela ilha, especialmente pela praia de Capuã. Coloque esta ilha em um dos seus destinos e aproveite o maravilhoso pôr do sol, que contorna os prédios da cidade. Para chegar até lá, basta pegar a Ponte Construtor João Alves ou ir de barquinho.

Praia de Atalaia
A praia de Atalaia é um dos principais cartões postais da cidade. É uma das praias mais visitadas pelos turistas. Está localizada na região urbana, bastante movimentada. O mar é característico pela água morna e por ser bem calmo. A orla da praia é bem estruturada, sendo fácil encontrar um bom restaurante para almoçar. As barracas oferecem várias comidas típicas, se quiser apreciar um bom cardápio sergipano.
Ainda na Praia, você encontra a Passarela do Caranguejo, local onde se encontram vários restaurantes, muito movimentada a noite. Encontrar a passarela é muito fácil, pois verá um caranguejo enorme, principal tema do local. Além disso, na Passarela, você ainda encontra restaurantes como:
- Cariri: que serve comidas típicas como carneiro, caranguejo e carne de sol.
- Rei da Sopa: que serve as melhores sopas das noites de Aracajú, como sopas de camarão, sopa de mocotó, além de pratos como carne de sol, macaxeira e frutos do mar.
- Algo Mais Beach: que serve deliciosos petiscos, como espetinhos de carne, espetinhos de camarão, camarão frito, caranguejo e outros. Se não está a fim de jantar, os petiscos do Algo Mais são ótimas opções.
- Casquinha de Caranguejo: que servem pratos de deliciosos frutos do mar.

Praia do Mosqueiro
A Praia do Mosqueiro está situada perto do rio Vaza Barris, e é conhecida pelas suas areias bem clarinhas e finas. É através dessa praia que partem os catamarãs para passeios em ilhas próximas, como a Ilha dos Namorados e a Croa do Goré. A praia também é conhecida por ter uma das mais perfeitas visões do pôr do sol da cidade. É ideal para curtir o momento e relaxar. Ali, fica localizada uma feirinha com vários artesanatos, e ainda conta com muita música nos sábados.

Croa do Goré
Croa do Goré é uma ilha, que aparece apenas quando a maré está baixa. Ela fica ao sul da cidade de Aracajú e recebe turistas vindo dos passeios de catamarã, lanchas ou barcos, diretamente da praia do Mosqueiro.
O trajeto é feito de 10 a 15 minutos e, durante o caminho, você pode apreciar os manguezais, algumas vegetações e ilhas presentes no rio. A ilha costuma ficar cheia de turistas, principalmente nos fins de semana, onde eles aproveitam os bares flutuantes e comidas típicas como frutos do mar, caldos e sopas de ostras e caranguejo, além de pastéis de camarão e sururu.

Praia de Aruana
Essa praia tem uma boa extensão e fica apenas a 10 minutos de carro da Praia de Atalaia. O mar da praia de Aruana é bem azul e a areia é bem clarinha, o que também chama a atenção dos turistas.
Ela é muito tranquila e não recebe muitas visitas durante a semana, ficando mais cheia nos fins de semana, então pega a dica se você prefere um ambiente mais tranquilo com menos turistas, vá entre segunda e quinta.
Ainda na praia de Aruana, você pode experimentar pratos deliciosos de frutos do mar na barraca Mar da Espanha. Pratos como peixe, camarão e caranguejo são os mais queridos.

Calçadão Formosa
Ideal para um passeio, o calçadão inaugurado em 2016, já se tornou um dos pontos mais visitados de Aracajú, tanto por moradores quanto por turistas. Lá você pode fazer piquenique, andar de bicicleta, fazer caminhada e apreciar a paisagem, além de ter parquinho e parede para escalada.

Teleférico de Aracajú
Localizado dentro do parque conhecido como Parque da Cidade, o teleférico de Aracajú não é tão conhecido pelos turistas, porém, também é uma ótima opção para conhecer mais sobre a cidade. Ainda no Parque, existe um mini zoológico, passeio ideal para ser feito com amigos e família. A entrada no Teleférico custa R$20,00, e idosos, crianças e estudantes tem direito a meia entrada.

Oceanário de Aracajú
O Oceanário é um local que conta com diversos tanques e aquários que mantém várias espécies marinhas, como tartarugas, peixes e tubarões. O local é administrado pelo Projeto Tamar, e todas as espécies de animais marinhos são originais do estado de Sergipe.
Uma das principais atrações do local, é o tanque das tartarugas, onde algumas chegam a medir 1,10 metros. O melhor horário para ver as tartarugas é as 10:30, horário em que elas vêm para a superfície para serem alimentadas. Outra atração que chama muito a atenção, é o tanque dos tubarões lixa, que aparecem na superfície para serem alimentados todos os dias as 16:30.
Também possui algumas atrações educativas para as crianças sobre a importância da preservação ambiental. O local fica localizado na praia de Atalaia e é aberto de terça a domingo, das 9 às 21 h.

Centro Cultural de Aracaju
Se você é uma das pessoas que ama conhecer culturas novas, não deixe de conhecer o Centro Cultural de Aracajú. O local oferece um mergulho na cultura do Sergipe, desde que foi colonizado. Ainda conta com cinema, teatro e uma biblioteca, além de espaços dedicados à cultura das celebrações típicas da região. Lá, você ainda vai ter acesso ao museu, livrarias, espaços de oficinas educativas para todas as idades e salas para documentais. O Centro Cultural fica aberto de terça a domingo, de 8:00 as 17:00h e fica localizado no edifício da antiga Alfândega.

Mercado Municipal Antônio Franco
Ainda falando sobre cultura, o mercado municipal de Aracajú oferece uma variedade de bordados, objetos feitos de palha, rendas e redes, que traz muito sobre a cultura local dos sergipanos.
Além da variedade de artesanato, você ainda encontra lojas vendendo rapadura, que também é típica da região nordestina, assim como a castanha de caju e tapioca, e restaurantes para almoçar com pratos típicos do Nordeste, além de doces típicos como sorvete de tapioca.

Museu da Gente Sergipana
Aracajú foi a primeira capital nordestina a ter um museu falando sobre a cultura num nível alto de tecnologia, sendo inaugurado em 2011, valorizando toda a cultura do Sergipe, através de interações em multimídia. O museu é bem interativo e traz informações sobre a culinária, festas regionais e personagens do Sergipe, tudo através da tecnologia. O museu abre de terça a sexta, de 10:00 as 16:00h, e sábado, domingo e feriados, de 10:00 às 15:00h, a entrada é gratuita!

Palácio e Museu Olímpio Campos
O palácio é um centro para exposições, considerado também um museu, que um dia, já foi a casa de várias famílias, principalmente famílias de alguns governadores.
Ao visitar as exposições do palácio, você vai mergulhar pela história, desde a época do império, até a mudança para a república. Lá você também conhece o gabinete que pertencia ao governador, além do salão nobre. A entrada no palácio é gratuita e fica aberto de terça a sexta de 10:00 às 17:00, e sábado e domingo, de 09:00 as 13:00h.

Barco do Forró
Como um bom passeio pelo Sergipe, não poderia faltar a dança mais típica do local: o forró!
Sendo assim, o barco do forró atrai muitos turistas que querem curtir o momento ouvindo e dançando um forró. O barco navega pelo Rio Sergipe, e de lá, você dança e ainda contempla vários pontos da cidade. Em época de festa junina, os barcos ficam cheios de moradores e turistas para dançar quadrilhas. Os passeios acontecem às 9:00 e as 16:00.

Pacatuba, o pantanal sergipano
Pacatuba é uma cidade pertinho de Aracajú, cerca de 45 km, e é conhecida como o pantanal sergipano. Essa região tem lindas paisagens para você se encantar mais ainda. Para chegar até lá, vá de carro e perguntando pelo caminho onde ficam a Ponta dos Mangues e a Lagoa Redonda, que são os principais pontos turísticos deste local. No caminho, você irá encontrar dunas, praias, matas e mangues que com certeza nunca viu nada parecido!

Cânions do Xingó
O Cânion do Xingó é tão famoso que atrai até turistas internacionais! É o quinto maior cânion em que se pode navegar do mundo! O passeio é feito de barco e começa navegando pelo rio São Francisco.
Os cânions são formados pelo Morro dos Macacos, Pedra do Gavião, Pedra do Japonês, e o principal, o Paraíso do Talhado. No meio do passeio de barco, ocorre uma breve parada para o mergulho, em um poço localizado no Porto do Borogodó, é bem fundo e é necessário o uso de boias ou macarrão de piscina.